Com a nova alta dos alimentos , preços sobem em 0,28 em novembro

A pesquisa do IBGE divulgada na terça-feira (12) revelou que a inflação aumentou em cerca de 0,28% nos últimos 12 meses.

O que alavancou mesmo esse índice foi o preço dos Alimentos e Bebidas, que teve uma variação de (0,63%) e o maior impacto (0,13 ponto percentual) no índice geral. Vale lembrar que no mês anterior, o IPCA fechou com alta de 0,24. E em novembro de 2022, a alta foi de 0,41%.

Até o presente momento o país registra inflação acumulada de 4,68% no acumulado do ano , outros setores tambem sofreram com o aumento da inflação tais como :

Alimentação e bebidas: 0,63%;  
Habitação: 0,48%;  
Artigos de residência: -0,42%;  
Vestuário: -0,35%;  
Transportes: 0,27%;  
Saúde e cuidados pessoais: 0,08%;  
Despesas pessoais: 0,58%;  
Educação: 0,02%;  
Comunicação: -0,50%.

Especialistas dizem que essa alta deve-se as mudanças climaticas como falta de chuvas em uma região e seca em outra região , sendo assim justificadas dessa maneira o aumento pelo menos no que diz aos alimentos.

Opinião do redator:

No que diz a respeito, não tenho eu que dizer mesmo. Acho que vai ter altas e mais altas, infelizmente, por conta do clima e por conta das mudanças em nosso mundo. Acho que vai ter uma hora em que, infelizmente, somente os mais ricos dos ricos vão ter acesso a água potável e alimentos com qualidade básica. Não vejo melhora com o decorrer dos anos, infelizmente. Agora, como dizem por aí, vamos nos preparar para um cenário de MadMax.

Fique por dentro das mais quentes noticias do momento , se inscreva no nosso jornal de notícias.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x